Roteiro de 1 dia em Yosemite National Park

O Yosemite é conhecido pelas suas cascatas, formações gigantescas de granito, árvores milenares e vida selvagem. As lindíssimas paisagens levam mais de 3.8 milhões de turistas por ano ao parque, tornando-o o terceiro Parque Nacional do Estados Unidos em número de visitantes*.

Roteiro de 1 dia em Yosemite

Localizado na cadeia de montanhas Serra Nevada, na Califórnia, o Yosemite possui cerca de 3 mil km², sendo que 95% dele é intocado. Mas não engane-se, a área de visitação é enorme. Dá para ficar lá vários dias e não ver tudo.

Se você está planejando uma viagem para a Califórnia e quer dar uma “fugidinha” dos grandes centros urbanos, esta é uma ótima opção. Nós seguimos um roteiro de 1 dia em Yosemite, bem focado nas principais atrações.

Roteiro de 1 dia em Yosemite

Neste post dou dicas de viagem para o parque: melhor época, onde ficar, quanto tempo, o que levar na mala, etc.

Roteiro de 1 dia em Yosemite:

  • Valor de entrada: $30 por carro/ semana
  • Horário de funcionamento: 24 horas/ todos os dias

mapa-1

1. Tuolumne Grove

  • Distância da entrada Big Oak Flat Entrance – 14 km (aproximadamente 15 minutos sem trânsito)
  • Tempo no local – de 2 a 3 horas (dependendo do ritmo da caminhada e do número de paradas para fotos)

yosemite-40

A primeira atração do dia é a Tuolumne Grove, uma floresta de sequoias milenares. A sugestão é chegar no estacionamento em torno de 8:30 para poder fazer o passeio com calma.

É preciso fazer uma trilha de 4 km (no total) para chegar nas sequoias. Mas é bem fácil.

yosemite-44

Tuolumne Grove possui 25 sequoias milenares. As árvores vivas são protegidas por cercas, para que os turistas não cheguem perto nem as toquem. As árvores mortas podem ser tocadas e dá até para subir em algumas delas. São gi-gan-tes.

yosemite-47

Yosemite – Tuolumne Grove

yosemite-48

Nesta foto vemos a placa avisando que não é permitido chegar perto das árvores.

Como estas árvores vivem milhares de anos? Bem, as sequoias são naturalmente mais resistentes ao fogo e aos insetos – o que as leva a sobreviver a vários desastres naturais. Algumas das sequoias em Yosemite possuem mais de 3 mil anos. Não é incrível? O tamanho delas diz tudo!

yosemite-52

Yosemite – Tuolumne Grove

Um dos pontos altos do passeio é esta árvore da foto acima. A largura do tronco é incrível!

DCIM107GOPRO

Olhem o tamanho da raiz dela!

Outra atração popular é a “Dead Giant”, primeira árvore do parque a ser transformada em um túnel. Em 1878, o túnel foi cortado (na sequoia já morta) para que automóveis passassem por ali. Atualmente apenas pedestres passam no local.

yosemite-60

Yosemite – Tuolumne Grove – Dead Giant

yosemite-61

Yosemite – Tuolumne Grove – Dead Giant

Dica: leve água para a trilha e vista-se em camadas (pode estar fresquinho no início e esquentar durante a caminhada).

Obs: A trilha mais famosa para ver as sequoias em Yosemite é a Mariposa Grove. Porém, ela estará fechada até início de 2017. Se você visitar o parque depois da reabertura, a dica é visitá-la, ao invés de ir no Tuolumne Grove. Mariposa Grove possui centenas de sequoias gigantes, sendo que duas delas estão entre as maiores do mundo.

2. Tunnel View

  • Distância de Tuolumne Grove – 22 km (aproximadamente 25 minutos sem trânsito)
  • Tempo no local – 1 hora
Yosemite - Tunnel View

Yosemite – Tunnel View

Depois de fazer a caminhada matinal pelas sequoias, é hora de descansar um pouco e admirar uma das paisagens mais fotografadas do mundo. Isso mesmo, do mundo!

Tunnel View é um mirante com vista privilegiada do Yosemite Valley. Dele pode-se ver o El Capitan, o paredão de granito preferido dos escaladores; Half Dome, uma das formações rochosas mais famosas do parque, principalmente pelo seu formato; Bridal Vail, uma cascata com queda d’agua de aproximadamente 188 metros.

Yosemite - Tunnel View

Nesta foto vemos: El Capitan à esquerda e Hald Dome (pedra arredondada no fundo da foto) à direita. A Bridal Vail Fall estava com pouco volume de água, por isso não apareceu.

Este é o cartão postal de Yosemite. Sem dúvida é a imagem mais utilizada para ilustrar o parque. Se tiver fila para estacionar, vale a pena esperar. Mas não saia de lá sem a sua foto :).

3. Cook’s Meadow Loop

  • Distância de Tunnel View – 10 km (aproximadamente 10 minutos sem trânsito)
  • Tempo no local – 2 horas (para almoçar e fazer a caminhada)

Depois dos dois passeios da manhã, provavelmente a fome tenha batido. Dirija até a Yosemite Village, onde tem área de piquenique (caso você tenha trazido seu lanche). Se precisar comprar alguma bebida ou comida, tem mercadinho e restaurante no local.

Depois de almoçar (e quem sabe comprar alguns souvenirs na loja da village), siga caminhando até o Cook’s Meadow Loop, que fica bem ao lado.

yosemite-12

Yosemite – Cook’s Meadow Loop

yosemite-11

Yosemite – Cook’s Meadow Loop

Este caminho possui mais ou menos 1,5 km. Dele dá para ver Yosemite Falls, Half Dome e Sentinel Rock. Se tiver sorte, pode encontrar algum animal selvagem, como ursos e veados.

4. Glacier Point

  • Distância de Cooks Meadow Loop – 50 km (aproximadamente 1 hora sem trânsito)
  • Tempo no local – 2 horas (para curtir a paisagem e ver o pôr do sol)
Yosemite - entardecer em Glacier Point

Yosemite – entardecer em Glacier Point

Se tudo der certo, você vai começar a dirigir para o Glacier Point pelas 16:00. Como o trânsito pode estar complicado (todo mundo quer passar o final do dia lá), não deixe para ir muito tarde.

Este é o local mais lindo do parque para ver o pôr do sol. Na verdade, a gente nem olha o sol se pôr. O bonito mesmo é a luz de final do dia refletindo nas formações rochosas de granito.

yosemite-19

Yosemite – Vista do Glacier Point com Half Dome à direita da foto.

Tem vários mirantes no local e obviamente as vistas são de tirar o fôlego. Do estacionamento até o Glacier Point, a caminhada é de 10 minutos. Mas como paramos para tirar fotos, demoramos bem mais.

yosemite-25

Yosemite – final de tarde em Glacier Point

O bacana é que um guarda florestal super entusiasmado estava dando uma palestra sobre Yosemite. Foi muito gostoso aprender com ele enquanto o sol estava se pondo e a paisagem ficava cada vez mais linda.

yosemite-20

Yosemite – Glacier Point

yosemite-31

Yosemite – final de tarde em Glacier Point

Este roteiro considera que você entrará no parque pelas 8:30 e o trânsito não estará muito ruim. Para dicas de como evitar os dias mais cheios, clique aqui.

* Segundo o National Parks Services, o parque nacional com maior número de visitantes é o Great Smoky Mountains National Park (North Carolina/ Tennessee), com aproximadamente 10 milhões de turistas por ano. Em segundo lugar vem o Grand Canyon (Arizona), com 4,7 milhões de visitantes por ano.

17 Comentários

  • rafaela
    14 de fevereiro de 2019 at 6:39 AM

    Muito obrigada pelas dicas… Estou indo em junho e aproveitarei muito mais após ter lido seus relatos. :) :)

    • camilapicolli
      16 de fevereiro de 2019 at 3:19 PM

      Oi, Rafaela! Que bom, fico super feliz! Uma ótima viagem para você.

  • Filipe
    6 de fevereiro de 2019 at 4:23 PM

    Oi Camila,

    Você sabe me dizer se consigo entrar no Yosemite as 4:00 da manhã? Eu sei que o parque funciona 24h, mas não sei se a portaria fica fechada na madrugada.

    Obrigado pelo ótimo post.

    • camilapicolli
      7 de fevereiro de 2019 at 9:54 PM

      Oi, Filipe!
      Eu não tenho 100% de certeza. Até fui olhar no site deles (https://www.nps.gov/yose/planyourvisit/hours.htm) e a informação é de que o Yosemite fica aberto 24 horas. Porém, uma das entradas fecha durante a noite (Hetch Hetchy Entrance Station), mas eles não mencionam nada sobre as outras. Fiquei na dúvida também! Eu já entrei em parques nacionais de madrugada (não tinha ninguém a guarita, mas a cancela estava aberta). Infelizmente eu não sei se isso acontece em todos, sabe?

      • Filipe
        18 de fevereiro de 2019 at 1:18 PM

        Eu também não encontro nenhuma resposta certa em nenhum outro site, pra não arriscar chegarei lá por volta das 6:00. Obrigado

  • Bibi
    8 de maio de 2018 at 9:55 AM

    Oi Camila, tudo bem? Achei teu blog quando procurava dicas para Yellowstone. Estamos indo final do mês para LA e vamos fazer uma viagem de carro até Napa Valley depois pretendemos ir a Yellowstone e na volta Yosemite. Temos 20 dias de viagem então o roteiro está bem tranquilo, mas gostaria de saber se vale a pena ir no Parque das Sequóias tb e se devo comprar o passe anual para os parques, ou melhor pagar em cada um. Obrigada pela atenção!!

    • camilapicolli
      10 de maio de 2018 at 2:29 PM

      Oi, Bibi! Eu nunca fui no Sequioa National Park, mas adoraria! Se você está com tempo de sobra, sugiro ir.

      Sobre o ingresso pro parque. Se vocês forem em 3 ou mais parques esse ano, vale a pena comprar o America The Beautiful Pass (https://www.nps.gov/planyourvisit/passes.htm). Mas forem só no Yellowstone and Yosemite, comprar separado fica mais barato.

      Espero ter ajudado! Depois me conta como foi a viagem. :)

  • Flavia Amaral
    31 de dezembro de 2017 at 12:32 PM

    Que dicas ótimas Mila! Planejei a viagem com minha filha com as suas dicas. Estou super animada pra ir.

    • Karina
      1 de janeiro de 2018 at 5:18 PM

      Oi Mila tudo bem?
      Estou em Anaheim indo pra Yosemite amanhã cedo. Vou ficar no fish camp. Pelas condições da estrada no inverno vc iria pela 41 ou pela 140?

      • camilapicolli
        2 de janeiro de 2018 at 8:42 AM

        Oi, Karina!

        Eu dei uma olhada no site deles agora e diz o seguinte – …. All other park roads, including the Wawona Road (Highway 41), El Portal Road (Highway 140), Big Oak Flat Road (Highway 120 from the west), and the Hetch Hetchy Road are open all year. However, tire chains may be required late fall through early spring.

        You can check on current road conditions and chain restrictions by calling 209/372-0200 (press 1 then 1).

        Aqui está o link – https://www.nps.gov/yose/planyourvisit/wroads.htm

        Mas como eu fui no verão, não tive a mesma experiencia que você vai ter.

    • camilapicolli
      2 de janeiro de 2018 at 8:42 AM

      Oi, querida! Que bom, quero saber tudinho sobre a viagem de vocês depois. Quando vocês irão?

  • Karina Borges
    19 de novembro de 2017 at 2:59 PM

    Oi Camila tudo bem?
    Vou para Yosemite no inverno, no dia 3 de janeiro. Iremos ficar no Tenaya Lodge dentro de Yosemite,
    voce sabe me dizer se o parque nacional oferece locomoção para as pessoas irem aos pontos de interesse.
    Não queria andar de carro lá dentro.
    nas minhas pesquisas encontrei um serviço de visita guiada de um dia, mas é pra quem fica fora do parque e por pessoa sai caríssimo.
    agradeço.

  • Karina Borges
    19 de novembro de 2017 at 2:58 PM

    Oi Camila tudo bem?
    Vou para Yosemite no inverno, no dia 3 de janeiro. Iremos ficar no Tenaya Lodge dentro de Yosemite,
    voce sabe me dizer se o parque nacional oferece locomoção para as pessoas irem aos pontos de interesse.
    Não queria andar de carro lá dentro.
    nas minhas pesquisas encontrei um serviço de visita guiada de um dia, mas é pra quem fica fora do parque e por pessoa sai caríssimo.
    agradeço

    • camilapicolli
      20 de novembro de 2017 at 8:45 AM

      Oi Karina!
      Sim, eles possuem ônibus dentro do parque e é gratuito.
      Acho que é bem melhor do que andar de carro. O ônibus passa pelas principais atrações e pelas áreas onde ficam os lodges. :)
      Achei isso no site dele:

      Yosemite Valley Shuttle System
      The free Yosemite Valley shuttle system provides convenient access around Yosemite Valley.

      – Yosemite Valley shuttle
      This bus provides service around eastern Yosemite Valley, including stops at or near all overnight accommodations, stores, and major vistas. This shuttle operates all year from 7 am to 10 pm.

  • Debora Ito
    30 de maio de 2017 at 6:35 PM

    Oi Camila! Acabei de voltar de Yosemite e aproveitei algumas de suas dicas. Fizemos um roteiro diferente, com outras trilhas, e também fomos para Sequoia National Park. Só queria deixar um “obrigada” pelas suas dicas!

    • camilapicolli
      30 de maio de 2017 at 8:25 PM

      Oi Debora, muito obrigada por voltar aqui e agradecer as dicas. Fiquei muito, muito, muito feliz! Amo saber que o meu post ajudou alguém :D.

  • Pingback: Yosemite – Dicas de Viagem | Livre & Leve

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →